Quem não gosta de strogonoff não é mesmo? Essa versão é rica em proteína, já que ao invés de creme de leite, vai creme de tofu. Você pode utilizar também caso não tenha, creme de inhame, leite de aveia, leite de castanha, ou outro leite vegetal e engrossar com maisena. O creme de tofu mesmo saindo um pouco líquido do liquidificador, alguns minutos no fogo já são suficientes para engrossar.
O recheio do strogonoff pode ser utilizado como você quiser, com cenoura, brócolis, pupunha, enfim. Nada de restrições por aqui, use o que você tiver na geladeira e de acordo com seu paladar!
Bom apetite!
STROGONOFF DE COGUMELO COM CREME DE TOFU E PALHA DE BATATA DOCE ASSADA
Ingredientes
- 250 gramas cogumelo paris
- 2 unidades batata doce
- 1 xícara molho de tomate
- 100 gramas tofu
- 1 unidade cebola
- 2 dentes alho
- 3 colher sopa mostarda
- 1 colher sobremesa açúcar de coco ou outro
- 1/3 xícara salsinha
- 1 colher chá páprica
- sal
Instruções
Secar o tofu apertando com a ajuda de um pano limpo ou papel toalha até que não saia mais água. Bater no liquidificador com meio copo de água até que esteja um líquido uniforme.
Refogar a cebola no azeite por cerca de 5 minutos até estarem douradas. Adicionar o alho, refogar por mais 2 minutos e acrescentar o cogumelo fatiado. Dourar até secar a água. Adicionar o molho de tomate com o creme de tofu, mostarda, páprica, açúcar e sal. Mexer e esperar reduzir até atingir a consistência desejada e finalizar com salsinha.
Ralar a batata doce e secar com um pano ou papel toalha. Untar uma forma com pouco azeite e distribuir ajustando de sal. Forno médio mexendo a cada 5 minutos até que esteja dourada e crocante.
Existe algum problema na utilização da soja?
Se for fermentada como por exemplo o tofu e o tempeh, não tem problema, é indicado. Mas ela sem esse processo é interessante consumir com moderação. Essas informações nutricionais um profissional é mais qualificado a responder 🙂