RISOTO DE ABÓBORA
Oi, gente! Como vocês estão?
A estrela de hoje é ele, o cremoso e belíssimo risoto de abóbora com castanha do Pará defumada!
Essa receita é uma combinação leve, perfumada e harmoniosa, além de perfeita para dias invernais como esses que a gente tem tido.

risoto-abobora
O que eu mais gosto sobre essa receita é que para o caldo (talvez a parte mais importante), vamos utilizar os mesmos ingredientes do próprio risoto, fazendo com que ele tenha um sabor muito mais acentuado e seja muito mais prático de preparar!
Se você quiser utilizar um caldo de legumes pronto, desses que vendem no mercado, tudo bem – eu só não recomendo que utilize sempre, porque ele conta com diversos ingredientes que não fazem bem (como o glutamato de sódio, que é rico em gorduras, açúcar etc.). O que recomendo para quem compra o caldo de legumes pronto é que sempre leia a lista de ingredientes, e escolha o que mais combina com seu gosto. 🙂
E se você tiver caldo de legumes no congelador, perfeito! Lembrando que para fazer em casa, é sempre bom dar uma fritadinha nas cascas dos legumes, porque se vai direto para a água, muito do sabor se perde.
Outra coisa maravilhosa sobre esse risoto de abóbora, é o fato de não precisar utilizar leite vegetal para o preparo. A abóbora tem um tempo de cozimento muito parecido com o do arroz arbóreo, então enquanto ele vai soltando seu amido, vai se misturando com a abóbora cozida e fica perfeitamente cremoso, sem necessidade do leite. Para finalizar, a castanha do Pará fritinha e defumada por cima, gente do céu…
O resultado é simplesmente incrível, confiem em mim.
Bora para o preparo:
RECEITA DE RISOTO DE ABÓBORA
RISOTO DE ABÓBORA COM CASTANHA DO PARÁ DEFUMADA
Ingredientes
- ½ abóbora cabotiá
- 1 litro caldo de legumes
- 1 xícara arroz arbóreo
- 1 xícara vinho branco
- 4 dentes alho
- 1 talo alho poró
- 6 castanhas do Pará
- ½ casca de limão
- 3 colheres (sopa) tomilho
- 4 colheres (sopa) azeite de oliva
- 1 colher (chá) páprica defumada
- sal e pimenta
Instruções
Comece picando os legumes grosseiramente.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e adicione a cebola, tomilho para perfumar, coentro e mostarda em grãos, alho, e refogue.
Adicione as cascas de abóbora, tempere com sal e jogue a água. Deixe cozinhar até ferver.
Em uma panela, adicione azeite, tomilho, alho, alho poró, a abóbora picada e refogue. Ajuste de sal.
Coloque o arroz arbóreo e deixe fritar por cerca de 3 minutos e jogue o vinho até evaporar um pouco.
Vá adicionando o caldo conforme o arroz for secando, mexendo sempre. Ajuste de sal.
Quando o arroz estiver cozido e a abóbora macia, desligue o fogo e mexa por mais 1 minuto.
Pique a castanha do Pará e toste-as em uma frigideira em fogo alto, adicione azeite de oliva e páprica defumada e mexa bem. Ajuste de sal.
Jogue as castanhas por cima do risoto, assim como as raspas de limão. Prontinho!
Espero que tenham gostado!
Se você ama risoto e quer mais opções, deixo aqui também as receitas do risoto de cogumelo com alho poró e tomate cereja assados, e do delicioso risoto caprese.
Também vou deixar aqui o canal do Youtube, para quem ainda não se inscreveu – tá rolando muito vídeo bom por lá! Me ajudem a alcançar 10 mil seguidores até meu aniversário (2 de setembro), esse seria o melhor presente! ♥ Estou me dedicando muito para manter o canal sempre com novidades para vocês.
Beijinhos e até a próxima!
Deixe um comentário