COMO PREPARAR UM PRATO FEITO VEGANO PARA O DIA-A-DIA
Com ingredientes baratos, acessíveis e que são deliciosos, preparei essa refeição que possui um modo de preparo bem fácil de cada alimento. Tem bastante variedade no prato, por isso fique a vontade para fazer somente o que você quiser. Eu amo feijão com arroz, farofa e batata, e é o meu prato preferido particularmente. Mas aproveitei que tinha couve e abóbora na geladeira para ensinar essas para seu dia-a-dia. São alimentos de feira, naturalmente sem glúten e tradicionais.
O que diferencia o P.F (prato feito) vegano para o convencional, é unicamente a carne. A base da refeição brasileira é vegana, com uma variedade gigantesca de feijões, tubérculos, arroz, e outros vegetais.
Por mais que esses ingredientes sejam básicos, você pode variar livremente. Trocar a couve por brócolis, espinafre, ou ora pro nobis. Pode usar a mandioca ou inhame no lugar da batata também. O importante é que aquele alimento te dê prazer, e esteja dentro do seu orçamento.
Nesse prato feito vegano, você pode congelar alguns alimentos como é o caso do feijão, arroz e purê de abóbora. Por isso fiz em proporções maiores na receita do que os outros alimentos que são frescos, como a couve.
No caso da batata, quando eu chego da feira eu cozinho até ficarem levemente macias, sem deixar muito mole para não despedaçar e guardo em um pote na geladeira. Assim eu vou grelhando na frigideira nas refeições. Podendo depois fazer um purê de batata também.
Bom apetite!
P.F (PRATO FEITO) VEGANO
Ingredientes
- 500 gramas feijão vermelho ou outro
- 2 xícaras arroz parboilizado
- 2 1/5 xícara farinha de mandioca
- 1/2 unidade abóbora cabotiá
- 4 unidades batata inglesa
- 1 maço couve
- 1 unidaade salsinha
- 2 unidades cebola
- 7 dentes alho
- 1/2 xícara óleo
- 1 colher sopa vinagre
- 1 folha louro
- sal e pimenta
Instruções
FEIJÃO
Adicionar o feijão em um recipiente com o dobro de água e deixar de molho por 12 horas. Descarte a água e adicione os grãos em uma panela de pressão com o dobro de água e a folha de louro e cozinhe depois de apitar por cerca de 20 minutos. Caso não tenha panela de pressão, cozinhe os grãos por cerca de 1 hora na panela convencional adicionando mais água conforme vai secando.
Para engrossar o caldo, bater 2 conchas do feijão no liquidificador e depois adicionar na panela de volta. Para refogar o feijão, em uma frigideira adicione 3 colheres de sopa de óleo e doure a 1 cebola e 3 dentes de alho picados até ficarem bem dourado (tonalidade marrom claro), adicione 1 colher chá de sal e 1 concha do feijão cozido para o líquido pegar o sabor da frigideira e devolva esse refogado a panela do feijão. Ajuste de sal se necessário.
ARROZ
Adicionar 4 1/2 xícaras de água em uma panela e ferva. Em outra panela, refogue 2 dentes de alho em 1 colher de sopa de óleo até dourar e adicione 2 xícaras de arroz. Mexa por cerca de 1 minuto e adicione a água fervendo. Acrescente 1 colher de chá rasa de sal. Tampe pela metade a panela e quando estiver úmido mas não seco o arroz, desligue e tampe por 5 minutos.
FAROFA DE CEBOLA
Adicione em uma panela 1/3 de xícara de óleo e em fogo médio, refogue a cebola picada. Ela precisa ficar bem dourada, na coloração marrom claro. Adicione a farinha de mandioca e mexa em fogo mínimo por cerca de 5 minutos. Se a farinha for tostada essa última parte não é necessária. Ajuste de sal.
PURÊ DE ABÓBORA
Leve a abóbora ao microondas em um prato por 4 minutos. Ligue por mais 4 minutos e em seguida mais 4 minutos, totalizando 12 minutos. Tire o miolo da abóbora com a ajuda de uma colher. Em uma panela, refogue em 1 colher de sopa de óleo, 1 dente de alho picado e 2 colheres de sopa do talo da salsinha picada. Adicione a abóbora cozida retirando com uma colher a sua polpa. Mexa na panela, adicione o vinagre, sal e pimenta a gosto.
BATATA GRELHADA
Lave as batatas e pique do formado que desejar. Cozinhe em uma panela com água e sal até ficarem ao dente, sem estar moles. Guarde em um recipiente o que não for consumir no momento. Tempere as que for consumir com salsinha picada, sal e pimenta se desejar. Em uma frigideira adicione 1 colher de sopa de óleo e doure as batatas em fogo médio até ficarem crocantes por fora.
COUVE
Lave o maço de couve, retire os talos (reserve para um suco) e deixe uma folha em cima da outra, e faça um rolinho do maço. Corte em fatias finas. Em uma frigideira, doure 1 dente de alho picado em 1 colher de sopa de óleo e adicione a couve picada. Refogue por cerca de 1 minuto e ajuste de sal. O talo você pode bater no liquidificador com alguma fruta como abacaxi, limão, maça ou manga e peneirar para tomar um suco.
Adorei o site, vou indicar p outros amigos.
Obrigada 🙂
Genteeee,
eu estou apaixonada por este cantinho aqui. Que site maravilhosooooo!!!! Ainda nao sou vegana, mas tomei o primeiro passo me tornando vegetariana e estou muito feliz. Nao passo fome, como bem e melhor. Logo, logo farei parte dessa turma aqui. Mas sempre venho aqui pra olhar as receitas porque são práticas, deliciosas e nao foge muito do meu dia-a-dia. Parabéns pelo site e pelo lindo trabalho. Bjs
Nossa, muito obrigada por esse carinho todo viu?
Fico imensamente feliz!!