Ovo ou goma de linhaça, um maravilhoso substituto para as suas receitas! Já fiz de duas formas possíveis, e confesso que a segunda opção foi muito mais eficaz. A é triturar (na hora) a linhaça que pode ser a dourada ou a marrom até virar uma farinha e então deixar ela de molho em quantidade dupla de água por 15 minutos.
A segunda opção é essa receita, onde eu cozinho a linhaça para que ela libere seu gel e sua textura fica muuuito parecida com a do ovo.
Para que você substitua 1 ovo, é necessário que adicione cerca de 3 colheres de sopa desse gel. Como ele é bem consistente e fica difícil separar 3 colheres de sopa, aconselho medir um pouco menos do que 1/4 de xícara.
Outra vantagem desse gel, é sua durabilidade. É aconselhável que você faça maiores quantidades, já que dura até 2 semanas na geladeira ou 4 meses congelado. E caso esteja congelado e você queira usar, é só tirar do freezer e esperar 30 minutinhos para o descongelamento.
Por o gel ficar bem espesso, você vai precisar de uma peneira com furos mais grossos ou então um espremedor de batatas. A minha peneira tem furo bem fininho, então o gel não passava. Fiz o processo com o espremedor de batatas e deu certo. Mas tive que fazer 4 vezes por passar linhaça junto. Demorou cerca de 10 minutos.
Ahhh e outra dica, esse gel é incrível também para cabelo e pele!
OVO (GOMA) DE LINHAÇA
Ingredientes
- 1/3 xícara semente de linhaça
- 3 copos água
Instruções
Levar os ingredientes ao fogo até ferver e deixar cozinhando por 10 minutos em fogo baixo. Peneirar (peneira grossa) ou com espremedor de batatas (repetir até não ter mais linhaça). Guardar o gel na geladeira por até 2 semanas ou congelado por até 4 meses.
Espesso é com SS! Adorei a receita!
Corrigido 🙂
Depois pode-se usar as linhaça retiradas do cozimento?
Pode sim!!
Amei sua dica. Obrigada 😍
Obrigada por compartilhar! Meu filho é alergico a proteina do ovo e tenho testado muitos bolos com linhaça. A minha duvida é: Vc congela porcionado? Como sabe a quantidade que equivale a um ovo? Vc utiliza substituindo normalmente o ovo da receita? Tem alguma tecnica de utilização?
obrigada
ps: sei que o gel formado por 3 colheres com agua equivalem a 1 ovo, mas nesse gel que vc faz, como mede?
Amei e recomendo 😍
Da pra aproveitar a mesma linhaça pra fazer mais goma se necessário. Como eu uso bastante pra fazer bolos veganos para vender, já aconteceu de tudo haha
Como era uma massa de bolo muito grande, a goma não foi suficiente. Então eu coloquei no fogo mais uma vez, com mais água. Deu certo!
Já aconteceu também de a linhaça ficar na geladeira depois de fazer a goma e vários dias depois ainda consegui fazer Enfim, parece que é infinita a quantidade de goma que sai dessa sementinha tão pequenininha. Acho que o limite é quando começa realmente a se desfazer a semente.