Nhoque era uma das receitas que minha madrinha mais fazia na casa da minha avó. Mas a receita dela continha ovos, maionese e leite. Ou seja, nada do que eu posso comer. Mas fiz essa versão que ficou tão macia e deliciosa quanto! E claro, um nhoque sem ovo, sem leite e aproveitando que muitos de vocês não consomem, sem glúten também!
Ano passado aqui no blog, eu fiz uma receita de nhoque de mandioquinha grelhado que ficou das Deusas, então se você quiser experimentar também, é só clicar aqui.
Para o pesto, eu utilizei semente de girassol pois é uma opção mais barata. Mas nada impede você a usar outros tipos de oleaginosas, como o caso da castanha de caju, nozes, ou amêndoas por exemplo. Mas em relação a custo benefício, a semente de girassol é minha preferida.
O tomate confit, você pode fazer de duas formas. A primeira eu explico nesse post, que é levando ao forno. A segunda e bem mais rápida, é levando ao microondas por cerca de 4 minutos e meio. Foi o que eu fiz nessa receita.
Bom apetite!
NHOQUE VEGANO SEM GLÚTEN AO PESTO COM TOMATE CONFIT
Ingredientes
- 6 unidades batata doce pequena
- 1/2 xícara polvilho doce
- 1/3 xícara folhas de manjericão
- 1/4 xícara azeite de oliva
- 1/4 xícara semente de girassol
- 15 unidades tomate cereja
- 1/3 dente alho
- 1 colher chá melado ou açúcar
- sal e pimenta do reino
Instruções
Adicionar água e sal em uma panela grande e levar ao fogo. Fazer furos com o garfo nas batatas e adicionar na panela e cozinhar com as cascas para não absorver tanta água. Cozinhar até que esteja macia.
Enquanto isso, pode ir fazendo o pesto. Adicionar a semente de girassol no processador e bater até que fique pedaços bem miúdos. Adicionar então o manjericão, o alho e o azeite, deixando somente 1 colher de sopa de azeite de resto. Adicionar pitada de sal e pimenta do reino e processar.
Para o tomate confit, adicionar os tomates higienizados em um pote de vidro e temperar com a sobra do azeite de oliva, melado, sal e pimenta do reino. Levar ao microondas por 1min30s. Mexer e ligar por mais 1min e 30 segundos e fazer isso pela última vez, totalizando 4min e 30s.
Escorra as batatas assim que cozidas, e espere esfriar somente o suficiente para não se queimar. O ideal é espremer elas ainda quentes para ter mais textura. Você pode espremer com espremedor de batatas, ou se não tiver, com um garfo mesmo. Em seguida, adicione o polvilho, sal e pimenta do reino. Misture com as mãos até formar uma massa homogênea.
Adicione água em uma panela e espere ferver. Faça rolinhos com a massa e depois corte em cerca de 3cm os nhoques. Mas se você quiser maior, pode cortar do tamanho que desejar. Quando acabar, separe em 3 a quantidade para não grudar tudo na panela. E adicione 1/3 de cada vez. Assim que o nhoque boiar na água, tirar com uma peneira e reserve.
Terminando o processo, adicione o quanto de pesto desejar e o tomate confit.
Ficou uma delícia! Simples e rápido de fazer.
Que bom que gostou 🙂