Eu já amava nhoque, mas provar essa versão grelhada com pouca farinha e de batata baroa, fez esse amor aumentar ainda mais! Fica incrível e se eu tenho um conselho para lhe dar, é que faça essa receita!
Usei este molho de tomate caseiro mas você pode usar qual quiser. É importante apenas que cuide de acidez. Fica mais gostoso quando adoçamos ele, pode ser com açúcar mascavo, branco, cenoura, o que tiver a sua disposição.
É importante que você amasse a batata enquanto quente, e que espere ela esfriar em seguida para fazer os rolinhos de nhoque. Se você fizer o rolinho enquanto estiver quente, provavelmente terá que colocar mais farinha para que consiga o ponto.
Eu fiz a receita com farinha de arroz mas caso deseja pode usar a de trigo também sem problemas.
Outra questão importante, é que testei cozinhar o nhoque para ver se a textura ficava boa, mas não deu muito certo. Grelhado fica muito melhor nessa receita!
Bom apetite!
NHOQUE SEM GLÚTEN DE BATATA BAROA COM BOLONHESA DE LENTILHA
Ingredientes
- 5 unidades batata baroa (mandioquinha)
- 300 ml molho de tomate
- 100 gramas lentilha
- 1/2 xícara farinha de arroz
- 1 unidade cebola
- 2 unidades alho
- 2 colher sopa azeite de oliva
- 2 colher sopa manjericão
- pimenta do reino
- sal
Instruções
Descascar as batatas lavadas e enrolar em papel alumínio com a parte brilhante pra dentro cada uma individualmente. Levar ao forno 180ºC por aproximadamente 50 minutos.
Enquanto isso, refogar a cebola até dourar bem e adicionar o alho. Assim que estiverem bem refogados adicionar a lentilha e o molho de tomate. Fogo médio e esperar cozinhar. Temperar com sal, pimenta do reino e manjericão.
Tirar as batatas do forno, e amassar bem com um garfo enquanto quente. Temperar com um fio de azeite e sal. Esperar esfriar e fazer os rolinhos de nhoque untando com farinha a superfície para facilitar. Em seguida, grelhar o nhoque no azeite em uma frigideira até dourar. Servir com a bolonhesa e manjericão fresco.
Deixe um comentário