NHOQUE DE ABÓBORA
Gente, a receita de hoje é uma das minhas preferidas da vida! E como hoje é dia 29, compartilho e apresento a vocês: o NHOQUE DE ABÓBORA. Colorido, macio, crocante, fresquinho, ele é tudo, minha gente – e pode ser preparado também em outras versões como de batata inglesa, mandioquinha, entre outros.

nhoque-de-abobora
Dizem que se você comer nhoque no dia 29 dá sorte (também conhecido na Itália, país de origem do prato, como “Gnocchi della Fortuna”). Bom, sorte não se desperdiça, eu diria. Nem comida boa. Então vamos lá né, gente?
Eu amo esse nhoque de abóbora por dois motivos: primeiro, o nhoque é uma das massas caseiras mais deliciosas. Segundo, é das menos complicadas de preparar. É literalmente uma mistura de abóbora (na receita original, a batata) e farinha.
Nessa receita, eu mostro para vocês uma forma de preparo sem abusar da farinha, para garantir que o resultado fique levinho e saboroso, e vamos servir com um molho bem refrescante de tomate e ervas – a combinação perfeita para a cremosidade da abóbora, que fica macia por dentro e crocante por fora.
Acho que nem preciso dizer que é a janta perfeita (para qualquer dia, né?), e como sugestão, uma taça de vinho para acompanhar. Não tem erro, meus amigos!
Então vamos para a receita:
RECEITA DO NHOQUE DE ABÓBORA
NHOQUE DE ABÓBORA
nhoque-de-abobora
Ingredientes
- 1/2 abóbora
- 1 xícara farinha de trigo
- 6 galhos tomilho
- 3 dentes alho
- 4 castanhas do Pará picadas
- 1 tomate grande
- sal
- azeite
Instruções
Vamos começar colocando a abóbora no forno para assar, por cerca de 40 minutos, para reduzir bastante o líquido dela e ficar bem sequinha.
Quando estiver bem macia, retire a abóbora do forno e raspe as sementes com uma colher. (Se quiser, guarde-as para uma outra receita.)
Passe a polpa por uma peneira para retirar o excesso de líquido, assim o nosso nhoque precisa de menos farinha e deixamos só o gostinho maravilhoso da abóbora se sobressair.
(Se não quiser usar uma peneira, pode utilizar um pano de prato, mas como fica manchado depois, eu prefiro usar a peneira.)
Coloque um pouco de farinha sobre uma superfície lisa, formando uma camada. Adicione o purê peneirado da abóbora aos poucos, jogando um pouco de farinha (apenas o suficiente para não grudar nas mãos, sem misturar à massa), e modelando em formato de cilindro, depois corte em pedaços de 2 cm.
Esquente azeite em uma frigideira e doure os nhoques. Reserve.
Depois, esquente novamente uma frigideira com azeite, e adicione o tomilho, o alho, as castanhas do Pará (pode substituir por amêndoas ou amendoim picados ou em fatias, que também fica sucesso!).
Quando estiverem dourados, adicionar o tomate e rofogar. Ajuste de sal, e quando estiver pronto, servir por cima do nhoque. Prontinho!
Também tem aqui no blog uma receita de nhoque de batata doce ao pesto com tomate confit que é maravilhosa, vou deixar aqui essa variação caso queiram opções.
Espero que vocês tenham gostado! Se fizerem a receita não esqueçam de me marcar lá no Instagram!
Beijinhos e até a próxima!
Deixe um comentário