MAIONESE VEGANA
Oi, gente!
Não tem nada melhor que uma maionese vegana caseira bem leve e bem encorpada para a gente se lambuzar, né?
Seja para colocar em uma salada gostosa, em um sanduíche caprichado ou no que mais a gente inventar, porque com a maionese o céu é o limite.
Eu sempre amei maionese, e dentro do veganismo nós gostamos de adaptar muitas coisas, principalmente aquelas que tem como referência o que a gente costumava comer, e para mim a maionese é uma delas.

maionese-vegana
Hoje em dia temos diversas opções mais saudáveis de maionese, surgiram as que tem como base o inhame ou a batata, para substituir a quantidade excessiva de óleo que vai em uma maionese tradicional.
Como eu sei que aqui no blog já tem uma receita de maionese verde de inhame, eu quis trazer hoje a versão da maionese tradicional, que vai com óleo, como na receita original – e que mesmo assim fica leve, apesar da dose encorpada de gordura que leva. Confiem em mim.
Para a base dela, vamos usar a aquafaba. Para quem não conhece, é a água do cozimento do grão-de-bico.
Calma, antes que você se assuste ou ache que não vai conseguir chegar no ponto certo, trago uma solução: a água do grão-de-bico em conserva, que já vem na consistência perfeita para o ponto desejado.
Vocês sabem que eu não sou de sugerir coisas enlatadas ou ingredientes que venham de outra forma que não a natural. Porém o grão-de-bico na sua versão enlatada geralmente vem somente com o grão, a água e o sal – sem conservantes e aditivos químicos, portanto é tranquilo para a gente consumir sem peso na consciência.
Vou ensinar a base perfeita para vocês, e ela pode ser usada para criar qualquer maionese vegana que quiserem, como a de aioli (com alho), de pimenta, a verde etc.
Vamos lá para o preparo:
RECEITA MAIONESE VEGANA
MAIONESE VEGANA
Ingredientes
- água de uma lata de grão-de-bico
- 1 xícara óleo de soja
- 2 colher (chá) mostarda
- sal
- salsinha e cebolinha (opcional)
Instruções
Em uma panela, aqueça o líquido do grão-de-bico enlatado por 3 a 5 minutos.
Depois de aquecer, leve ao liquidificador com 2 colheres de grão-de-bico na lata e bata.
Para dar acidez, adicione a mostarda (eu usei a Dijon, mas você pode usar a que preferir) e bata novamente.
Adicione o óleo aos poucos e bata na velocidade mínima do liquidificador até ficar bem cremosa.
Tempere com sal, e se quiser, mais um pouco de mostarda. A maionese tradicional está pronta!
Se quiser aproveitar para fazer mais uma versão para servir, coloque a salsinha, a cebolinha e bata mais um pouco. Prontinho!
(Dica fundamental para garantir o sucesso da receita: depois de aquecer a aquafaba, deixá-la na geladeira firmando por alguns minutos, e enquanto isso, deixe também a xícara de óleo que você for usar na receita. Quanto mais geladinhos eles estiverem na hora de bater, mais levinha e cremosa a nossa maionese vai ficar.)
Espero que tenham gostado da receita hoje!
Se fizerem essa maionese vegana maravilhosa, não esqueçam de me marcar no Instagram!
Falando nisso, já se inscreveram no canal do Youtube? Estou postando várias receitas deliciosas por lá!
Beijinhos e até a próxima! ♥
Amei
Muito Boa!!!