Emocionada demais com essa receita, onde pude aproveitar ao máximo os ingredientes e ficar esse sabor incrível! Eu estava com desejo de fazer um molho branco, e como meus leites preferidos para fazer molho branco são amêndoas e castanha, e custa muito caro, resolvi fazer com a couve-flor. E no início da receita me veio essa ideia que agora parece óbvia, mas quem dera se fosse, de usar o talo para dar um sabor defumado. Então surgiu o macarrão ao molho branco de couve-flor com talo defumado, que fez eu e minha mãe que não curte couve-flor, nos apaixonarmos!
Para defumar o talo, depois de a couve-flor cozinhar por cerca de 10 minutos, eu deixei os talos e deixei o restante cozinhando por mais um tempo até ficar macia. O talo cortei do tamanho que eu gostaria e deixei marinando em um pote pequeno com shoyu, água, fumaça líquida e páprica defumada. Sei que muitas pessoas não conhecem fumaça líquida ou nunca compraram. Mas quando você sentir o cheiro dela, vai entender sua importância. Eu simplesmente amo! Mas se você deseja não usar, pode usar mais quantidade de páprica defumada, totalizando 1/2 colher de sopa. Depois de deixar marinando por no mínimo meia hora, você grelha na frigideira com azeite ou óleo até ficar bem dourado 🙂
Bom apetite!
MACARRÃO AO MOLHO BRANCO DE COUVE-FLOR COM TALO DEFUMADO
Ingredientes
- 250 gramas fettuccine ou outro
- 1/2 unidade couve-flor grande ou uma pequena
- 1/2 unidade cebola
- 2 colher sopa azeite de oliva
- 3 colher sopa shoyu
- 2 colher sopa nutricional yest opcinal
- 1/2 colher chá páprica defumada
- 1 colher chá fumaça líquida
- 1 colher chá melado ou açúcar
- sal e cheiro verde
- pitada de noz moscada
Instruções
Higienizar a couve-flor, cortar e adicionar na água com sal. Cozinhar por cerca de 25 minutos. Mas quando tiver passado cerca de 10 minutos, cortar os talos que conseguir e picar do tamanho que desejar. Adicionar em um pote com shoyu, água até cobrir, melado, fumaça líquida e páprica defumada (se não tiver fumaça, adicionar 1/2csopa páprica defumada). Deixe marinando enquanto faz o restante.
Pique a cebola. Quando tiver cozida a couve-flor, adicione ela no liquidificador e coloque a metade da quantidade de água do cozimento dela (medida pelo liquidificador e bata até formar uma mistura bem lisa.
Passe uma água na panela do cozimento da couve-flor e adicione água e sal para cozinhar o macarrão. Cozinhe conforme as instruções.
Grelhe em uma frigideira em fogo baixo com azeite, os talos da couve-flor sem o líquido até que fiquem bem dourados (cerca de 10 minutos). Adicione 2 colher de sopa do líquido da marinada no final e mexa rapidamente e depois reserve separadamente. Refogue na mesma frigideira frigideira no azeite a ceboca picada até estar bem dourada. Adicione o creme da couve flor, sal e pimenta, noz moscada, e nutricional yest e mexa por cerca de 5 minutos e está pronto. Finalize com cheiro verde.
Eu gosto de comentar só depois de fazer a receita para dar feedback, mas não resisti.
Que receita maravilhosa, aposto que fica perfeita! Obrigada por compartilhar essas descobertas conosco (L)
Muito obrigada pelo carinho!! 🙂
Que receita sensacional!
Foi a minha estréia com a fumaça líquida e amei!
Virou um prato semanal aqui em casa! 👏🏻🤩
Receita perfeita. Que delícia! Já foz algumas vezes e é sempre sucesso. Obrigada pela dica!
Eba :))
amei demais essa receita👏🏻👏🏻👏🏻❤
Obrigada!!
Que receita sensacional!
Foi a minha estréia com a fumaça líquida e amei!
Virou um prato semanal aqui em casa! 👏🏻🤩
Receita maravilhosa! Até meu marido que adora uma carne, aprovou e apelidou de ”carbonara vegana”.
Gratidão por compartilhar tantas receitas maravilhosas conosco! <3
Acabo de fazer esta receita!
Maravilhosa!
Errei na quantidade de água ao bater a couve-flor, mas mesmo assim ficou bom. Na próxima eu acerto.
Vou fazer ela várias vezes, certo🍝