Nos almoços em família aos domingos, quase sempre é filé de peixe empanado. E eu nunca testei uma receita que pudesse adaptar uma versão vegana. Sempre comia os acompanhamentos ou fazia outra refeição aleatória para mim. Até que me propus a arriscar e estou muito amando!
Minha mãe só não virou vegetariana até agora por causa do peixe que come as vezes. Mas quando provou esse filé, disse que certamente não teria mais problema em virar.
Confesso que relutei muito para gostar de tofu. E quando eu ouvia as pessoas afirmando que quem não gostava de tofu era porque não sabia fazer, insistia em afirmar que minha relação com ele não tinha jeito.
Fui aos poucos o entendendo e o respeitando. Afinal, qual alimento de origem animal tem tanta possibilidade de variação como ele? Pode virar um falso ovo mexido, ou uma sobremesa, um falso filé de peixe, ou nuggets, entre outras que não cabe a mim limitar.
Para que ele tenha um sabor mais agradável, comece com o passo principal: corte o tofu conforme o tamanho que irá usar e seque com a ajuda de um papel toalha ou um pano de louça limpo, apertando levemente até que não saia mais água dele.
Nessa receita, eu deixei ele marinando depois de secar a água para que tenha um sabor mais próximo ao peixe. Utilizei alho, limão, sal e tiras de alga nori.
Como bastante gente que me acompanha por aqui prefere opções sem glúten, eu utilizei farinha de grão-de-bico nessa receita. Mas caso você não tenha problema com glúten e opte por uma mais barata, pode utilizar farinha de trigo comum.
Eu servi o filé com batatinhas assadas, mas você pode servir o acompanhamento que quiser. Uma dica é finalizar o filé com limão.
Bom apetite!
FILÉ DE TOFU EMPANADO SEM GLÚTEN
Ingredientes
TOFU EMPANADO
- 200 gramas tofu extra firme
- 1 xícara farinha de grão-de-bico
- 1/4 xícara água
- 2 folhas alga nori
- 1 dente alho
- 1 unidade limão
- 2 colher sopa óleo ou azeite
- sal e pimenta a gosto
BATATINHA ASSADA
- 8 unidades mini batata
- 1 colher sopa alecrim seco
- 1 colher sopa azeite de oliva
- sal e pimenta a gosto
Instruções
Cortar o tofu no formado que desejar e secar com a ajuda de um pano de louça limpo ou papel toalha até que não saia mais água. Adicionar em um recipiente junto com o sumo do limão, alho espremido, 1 folha de alga nori em tiras e sal. Deixar marinando por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, corte as mini batatas ao meio e adicione o restante dos ingredientes. Em seguida, levar ao forno médio por cerca de 30 minutos, mexendo na metade do tempo.
Corte a alga no tamanho da superfície do tofu e aperte para grudar nos dois lados. Para empanar, divida a farinha em 3 partes. Passe o filé na primeira camada de farinha. Para a segunda camada, adicione a água na farinha e mexa até dissolver. Passe o filé nessa mistura, e em seguida empanar na ultima camada de farinha.
Em uma frigideira em temperatura média adicionar o óleo e espere aquecer. Em seguida adicione os filés e só vire quando dourar. Finalizar com limão e servir com as batatas.
Parece maravilhoso. Louca pra provar!
Depois me conta!! 🙂
Oii!! Fiz a receita e amei!! Será que tbm da certo se ao invés de fritar eu colocar no forno? Ou será que a alga vai ressecar?
Que bom que gostou!!
Acho que não vai dar certo viu 🙁
vai ficar mole e nada crocante.
Da certo. Eu fiz assado e ficou ótimo. Bem sequinho. Empanei com farinha de mandioca.
Que delícia!!!
Oi. Obrigada por mais esta receita incrível. Não entendo a parte do deixar marinado. Deveria cobrir o tofu com o suco de limão e alho? onde vai a Nori? Se você puder mostrar uma foto desta parte do processo ajudaria muito.