Dentre as coisas que o veganismo me surpreendeu, essa panqueca acredito ser a que mais me fez perceber como minha alimentação era muito mais restrita quando eu comia carne e derivados. Quem diria que o mesmo produto que seria feito com leite, manteiga, farinha e ovos, poderia muito bem ser substituído com arroz e lentilha?
A gente subestima a capacidade dos alimentos em nos surpreender, por isso, aconselho a você a dar essa chance a essa panqueca, uma receita indiana que chamam de Dosas. Para isso é necessário que deixe o arroz e a lentilha de molho para que fermentem e possa atingir o ponto necessário.
Utilizei como recheio um prato indiano também mas nada impede que você faça por exemplo legumes com creme de tofu, ou até mesmo um creme de castanha de caju e cogumelos.
O chutney de manga deu um toque muito especial, e fez essa combinação ficar incrível!
Bom apetite!
DOSAS INDIANAS COM MASSALA DE LEGUMES E CHUTNEY DE MANGA
Ingredientes
DOSAS
- 150 gramas arroz branco
- 75 gramas lentilha
- sal
MASALA LEGUMES
- 2 unidades batata doce
- 1 xícara ervilha congelada
- 1 unidade cenoura
- 1 colher sopa azeite de oliva
- 1 unidade cebola
- 2 dentes alho
- 1 rodela gengibre
- 1 colher chá açafrão
- 2/3 colher chá cominho
- 1/3 colher chá cardamomo
- 1/2 colher chá pimenta do reino
- 2 colher sopa coentro picado
- sal
CHUTNEY MANGA
- 2 unidades manga maduras
- 1 dente alho
- 1/2 unidade pimenta dedo-de-moça opcional
- 2 rodelas gengibre
- 1/2 xícara vinagre de maçã
- 1/3 xícara açúcar mascavo
- 1 colher chá canela
- 5 unidades cravo
Instruções
DOSAS
Deixar o arroz e a lentilha crus de molho em recipientes separados por 5 horas. Peneirar e bater no liquidificador com água até cobrir os grãos. Bater até formar uma massa homogênea e adicionar sal. Caso necessário adicionar mais água para ajudar a bater, mas um pouco somente. Untar a frigideira com o óleo que desejar e com a ajuda de uma concha fazer uma panqueca circular, deixando cozinhar 30 segundos de cada lado tampando.
MASALA DE LEGUMES
Cozinhar a batata doce na água. Em uma panela refogar a cebola no azeite até dourar. Adicionar o alho e o gengibre e refogar por mais 2 minutos. Acrescentar a cenoura ralada mexendo por cerca de 3 minutos. Adicionar a ervilha e a batata doce amassada, acrescentando o restante dos ingredientes e por fim ajustar de sal.
CHUTNEY MANGA
Refogar por cerca de 1 minuto com o mínimo de óleo o alho e gengibre espremidos ou ralados, com a dedo-de-moça, a canela e o cravo. Adicionar a manga picada apertando o caroço dela para aproveitar o suco. Acrescentar o restante dos ingredientes colocando o fogo baixo. Esperar reduzir cuidando para não grudar no fundo.
Qual manga vc recomenda?
Obrigada pela receita =]
Palmer é minha preferida 🙂
Se substituir o arroz branco pelo integral, será que dá o mesmo resultado? Você já testou?
O mesmo resultado não dá, mas acredito ser possível. Não testei ainda, as receitas típicas indianas que eu vi eram todas com arroz branco. Como o arroz deve fermentar por 6hrs para atingir o ponto, acredito que o integral leve mais tempo. Se quiser aguardar, eu farei futuramente. Mas se fizer antes me conta como ficou!!
Oi Juliana! Fiz com arroz branco no final de semana (ficou inacreditável, uma delícia!), e hoje com o arroz integral. Deixei de molho por 12 horas, e o ponto não ficou o mesmo – mas acredito que eu tenha posto mais água do que o necessário na hora de bater no liquidificador). Prefiro o resultado com o arroz branco.
Eu vou tentar novamente como arroz integral e menos água na hora de bater, e te conto se ficar melhor.
Muito obrigada por suas receitas e dicas, são todas deliciosas! Sou sua fã 🙂
Ahhh que bom que gostou!!!
Pode ter sido muita água, comigo já deu errado isso também. Caso fizer de novo me avisa 🙂
Obrigada pelo carinho!
Bom dia, o arroz pode ser integral?
Oii, bom dia!
Eu usei o branco por ser uma receita típica e não vi utilizarem o integral. Mas acredito poder sim, devendo deixar de molho por mais tempo quem sabe.faz
Eu vou fazer testes futuramente 🙂