Um bom molho de tomate é um ótimo coringa para ter em sua geladeira. Se for ainda com cogumelo, servirá para diversos pratos diferentes. Você pode comer com nhoque, macarrão de abobrinha, massas, panquecas, lasanhas, rechear batatas, o que sua imaginação permitir.
Eu utilizei o cogumelo paris, mas pode ser feito com o champignon, portobelo ou porcini desde que frescos sem ser em conserva ou seco.
Quanto ao tomate, utilizei frescos, mas pode ser substituído por tomate italiano em lata sem pele também. Caso esteja com preguiça de retirar a pele do tomate fresco, ou achar que não faz muita diferença, pode deixar. Eu particularmente prefiro retirar quando tenho um tempinho a mais para isso.
O vinagre balsâmico é opcional na receita, mas super indicado pois dá um gostinho bem especial. Ele pode ser substituído por vinho tinto ou não utilizá-lo.
Depois de pronto, pode ser congelado.
Bom apetite!
BOLONHESA DE COGUMELO
Ingredientes
- 250 gramas cogumelo paris
- 8 unidades tomate italiano ou outro
- 1 unidade cebola
- 2 dentes alho
- 1/4 xícara vinagre balsâmico ou vinho tinto
- 3 colher sopa azeite de oliva
- 2 colher sopa açúcar mascavo ou outro
- 1 colher sopa manjericão seco
- 1 colher chá alecrim seco ou fresco
- 1 colher sopa salsinha fresca opcional
- sal e pimenta
Instruções
Em uma panela grande, adicionar os tomates com corte em "X" na superfície e deixar em fogo alto esperando soltar a pele. Levar o cogumelo ao processador de alimento até ficar em pedacinhos. Retirar a pele do tomate na água gelada e picar em pedaços pequenos.
Em uma panela, adicionar a cebola e o azeite de oliva e refogar até que estejam bem dourados. Acrescentar o alho e dourar por mais 3 minutos. Em seguida, acrescentar o cogumelo mexendo até que seque a água que liberar. Assim que secar adicionar os tomates, o açúcar e o vinagre balsâmico. Mexer e deixar reduzindo por cerca de 30 minutos ou até atingir a consistência que desejar (prefiro grosso). Finalizar com o restante dos ingredientes.
oi Ju, vou fazer hoje sua receita! Dá água na boca só de olhar! Bjos
Oba, espero que goste 🙂
Oi! Você já experimentou congelar essa receita para saber se continua com o sabor bom?
Continua sim 🙂